DICA: Como fazer dual boot com Windows XP e Windows Vista

A compatibilidade de aplicativos permanece como sendo um dos problemas mais chatos para os usuários do Windows Vista. A possibilidade de atualizar um software para um aversão compatível com o Windows Vista nem sempre é uma opção. A empresa que desenvolveu o software pode não estar mais operando ou o custo do upgrade é alto demais. Em alguns casos, muitos jogos clássicos de PC não podem ser executados no Windows Vista mesmo utilizando o modo de compatibilidade. Para utilizar estes jogos, seria preciso instalar o Windows XP. Entretanto, nem todo mundo quer desistir do Windows Vista por causa destes problemas. Então, qual seria a alternativa? O dual boot entre Windows XP e Windows Vista.

Fazer o dual boot com Windows XP e Windows Vista no mesmo computador permitirá a você selecionar, a partir do menu de boot, qual sistema operacional você quer executar. Este menu é exibido logo depois que o computador é ligado. Instalar o Windows XP e o Windows Vista no mesmo computador a de ser um pouco complicado dependendo de qual sistema você instalou primeiro.

As duas sessões abaixo irão ajudar a você a fazer o dual boot, dependendo de qual sistema operacional foi instalado primeiro:

Com Windows XP instalado primeiro
Se você quiser fazer o dual boot com o Windows XP e o Windows Vista, e o XP já está instalado em seu computador, você não terá muito trabalho para configurar o dual boot. Execute o boot pelo DVD de instalação do Windows Vista, selecione a instalação personalizada e instale o Vista em uma outra partição ou disco rígido diferente de onde o XP está. Isto deixará a instalação do XP intacta e instalará automaticamente o menu de boot com o XP e o Vista listados.

Com Windows Vista instalado primeiro
Se você formatou completamente seu disco rígido e removeu o Windows XP quando instalou o Vista, o procedimento para o dual boot será um pouco mais complicado. Siga estes passos:

1 – Execute o boot pelo CD de instalação do Windows XP e instale-o em uma partição ou disco rígido diferente diferente de onde o Vista está. Quando a instalação tiver terminado, seu computador irá iniciar o Windows XP por padrão. Mas não se preocupe, o Windows Vista ainda está em seu computador (se você o instalou em uma partição ou HD diferente).

2 – Quando você instalou o XP, o Vista Boot Manager foi substituído pelos componentes de boot do Windows XP. O Vista Boot Manager precisa ser corrigido usando o DVD de instalação do Windows Vista. Execute o boot pelo DVD do Vista, clique em Next nas opções regionais e clique em Reparar seu computador no canto inferior esquerdo da janela. Selecione sua instalação do Windows Vista e escolha o Startup Repair. Isto irá corrigir o Windows Boot Manager e o Windows Vista será iniciado por padrão.

3 – Agora precisamos adicionar uma entrada ao Windows Boot Manager para o Windows XP. Isto é feito dentro do Windows Vista. Abra o prompt de comando como Administrador e execute os comandos abaixo:

bcdedit /create {ntldr} /d "Windows XP"
bcdedit /set {ntldr} device boot
bcdedit /set {ntldr} path \ntldr
bcdedit /displayorder {ntldr} /addlast

4 – Reinicie seu PC e teste seu menu de boot.

Com isso, o dual boot foi configurado em seu computador.

Aí esta um ótimo tutorial pra quem quer desfrutar do sofistificado Windows Vista sem ter que largar o velho XP.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: