Vispa: Configurações avançadas do WinVista num clique!

O Windows sempre foi conhecido por ter várias configurações avançadas de difícil acesso, e o Windows Vista não é exceção. Porém, há vários utilitários que facilitam o acesso a estas configurações, abrindo um enorme leque de personalizações. O Vispa é um software gratuito com este objetivo no Windows Vista, com uma interface simples e acesso direto à várias opções diferentes. O software pode ser baixado gratuitamente em seu site oficial. O utilitário nem apresenta instalador, e pode ser executado diretamente – mas precisa de privilégios administrativos cedidos pelo Controle de Conta de Usuário.

01. Todas as opções do Vispa são apresentadas em grupos, numa única janela. Na guia General, você pode facilmente desativar opções gerais do Windows Vista, como o serviço Web que pesquisa extensões de arquivos (Disable File Association Web service), o gerenciamento de arquivos ZIP como pastas compartilhadas (Disable Compressed Folders) e habilitar o desligamento rápido do sistema (Enable fast shutdown).

02. Na guia Services, você pode desativar alguns serviços "não essenciais" para o funcionamento do Windows Vista, como a reportação de erros (Disable Error-Reporting), a atualização automática (Disable Automatic Windows Updates), a Central de Segurança (Disable Windows Security Center), entre outros.

03. Em Internet Explorer, as opções (obviamente) afetam o navegador, como apagar automaticamente arquivos temporários quando o IE for fechado (Delete Temporary Files on Exit), desativar o serviço de busca do Windows Live (Disable Windows Live Search) e abrir janelas Pop-ups em novas abas (Open Pop-ups in new Tabs).

04. Também há opções voltadas para o Windows Media Player, como desativar o rastreamento do uso do software (Disable Usage Tracking), importar músicas de CDs diretamente como arquivos MP3 (Import music as MP3), desativar as proteções anti-pirataria de músicas importadas (Disable DRM for imported music) e desativar o download automático de codecs de áudio/vídeo (Disable Automatic Codec Downloads).

05. Na guia Usuability, as configurações são relacionadas ao uso do próprio sistema operacional, como desativar o agrupamento de botões na barra de tarefas (Disable Task Grouping), desativar a execução automática de CDs (Disable AutoRun), mostrar arquivos e pastas ocultos (Show hidden files and folders), usar o Menu Iniciar Clássico (Use Classic Start Menu) etc.

06. Finalmente, em Delete Files, você pode apagar vários pastas de arquivos temporários e atalhos do Windows Vista – nenhuma das operações modifica o funcionamento essencial do sistema operacional. Após todas as marcações, basta clicar em Next > para aplicá-las.

Faça o download deste tutorial (PDF)

Faça o download deste tutorial (XPS)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: