Tutorial: Image for DOS

O Image for DOS é um utilitário pago (ele custa US$ 30) com praticamente os mesmos recursos do Image for Windows, recentemente analisado aqui no BABOO. A diferença é que o utilitário independe de um sistema operacional, e pode ser operado como um CD de boot. Vamos conhecer como fazer imagens usando este utilitário, já que os processos são semelhantes entre os dois programas.

01. Antes de usar o Image for DOS, você precisa fazer um disco de boot. Basta marcar as opções cujo suporte será adicionado/removido do programa e clicar em Next>. Por exemplo, se você quiser adicionar o suporte a drives USB (flash drives), marque USB 1.1.

02. O Image for DOS deve ser gravado em um CD, em um disquete ou em uma imagem ISO (ISO File). Faça a escolha desejada e clique em Finish.

03. Após reiniciar o computador com o disquete ou CD do Image for DOS, esta tela aparecerá, mostrando as mesmas opções presentes no Image for Windows – mas sem suporte a mouse. Você deve usar as teclas ENTER e ESC para avançar e voltar no assistente, respectivamente. Vamos criar um snapshot de um HD, escolhendo a opção Backup.

04. Agora você deve escolher se fará um snapshot completo (Full Backup) ou se fará o snapshot com base um backup já feito (Changes Only).

05. Agora você deve decidir qual dispositivo será usado para o backup. Você pode escolher entre HDs (BIOS), dispositivos USB e dispositivos firewire (IEEE1394).

06. Após escolher a categoria do dispositivo, marque as partições que serão copiadas (esta marcação é feita com a tecla de ESPAÇO).

07. Decida onde o snapshot será criado, se um arquivo (File (Direct)) ou se um CD (File (CD/DVD)).

08. Esta tela (já vista antes) agora será usada para definir onde o snapshot será salvo – se você não escolheu gravar o mesmo num CD/DVD.

09. Faça a escolha do drive e defina o nome (Name) e diretório do snapshot, numa interface que lembra as caixas de diálogo do Windows.

10. Antes de a imagem ser criada, faça as devidas configurações, como se a mesma será validada (Validate), se os dados serão criptografados (Encrypt Data) e protegidos com senha (Password) e o método de compressão do snapshot (Compression).

Faça o download deste tutorial (PDF)

Faça o download deste tutorial (XPS)


Para tirar dúvidas sobre este tutorial, bem como sugestões, mande um e-mail para mr.shadow@baboo.com.br. Não se esqueça de preencher o assunto do e-mail e enviar o link do tutorial, caso seja uma dúvida.


Autor original: Mr. Shadow
Direitos Autorais:  BABOO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: